EUropa Aqui - Ciclo de Debates

piektdiena 2023. gada 17. marts 18:00
ceturtdiena 2024. gada 29. februāris 18:00
Portugāle

Join the event on 4 October

Ciclo de debates EUropa no centro

O Parlamento Europeu em Portugal e a APCC - Associação Portuguesa de Centros Comerciais e Marketplaces organizam um ciclo de conversas com eurodeputados portugueses em centros comerciais de várias cidades. 

No âmbito do ciclo de debates “EUropa no centro”, os eurodeputados Isabel Santos (PS - S&D), Paulo Rangel (PSD - PPE) e Nuno Melo (CDS-PP - PPE) vão estar no NorteShopping, no Porto, 26 de maio, às 14h30, para debaterem sobre temas e iniciativas do Parlamento Europeu, numa conversa que será aberta a questões do público.


Debates anteriores

O primeiro debate “EUropa no centro” assinalou o Dia Internacional da Mulher e teve lugar no dia 17 de março, pelas 18h, na praça central do Centro Comercial Amoreiras Shopping Center, em Lisboa. 

As eurodeputadas Maria Manuel Leitão Marques (PS, S&D), Maria da Graça Carvalho (PSD, PPE) e Sandra Pereira (PCP, GUE/NGL) debateram o trabalho do Parlamento Europeu na defesa dos direitos das mulheres. 

O Parlamento Europeu destacou este ano a forma como a crise energética afeta mais as mulheres do que os homens. Ao longo dos últimos dias, os eurodeputados têm assinalado o Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março, com diversas iniciativas, em Bruxelas, Estrasburgo e nos vários Estados-Membros. 

No âmbito deste debate, o Centro Comercial Amoreiras Shopping Center exibiu também uma exposição de painéis que celebram mulheres galardoadas com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento do Parlamento Europeu.

O segundo debate “EUropa no centro”, teve lugar a  28 de abril, às 18h, no Forum Coimbra, com a presença dos eurodeputados João Albuquerque (PS - S&D) e Francisco Guerreiro (Independente - Verdes/ALE) e moderação da correspondente da TSF Marta Melo.

O eurodeputado João Albuquerque (PS - S&D) esteve no LeiriaShopping a 6 de maio, pelas 18h, para a terceira conversa sobre temas e iniciativas do Parlamento Europeu, numa conversa aberta a questões do público e moderada pelo jornalista Paulo Farinha.

Sobre a iniciativa

O ciclo "EUropa no centro" irá promover debates em centros comerciais de várias cidades, onde eurodeputados portugueses irão conversar com os cidadãos. O ciclo de debates pretende que os eurodeputados possam debater temas europeus de interesse geral e apresentar as iniciativas do Parlamento Europeu face a estes desafios, bem como o seu trabalho, num ambiente informal, em espaços muito frequentados pelos cidadãos.

Este formato procura aproximar os portugueses do Parlamento Europeu e contribuir para que conheçam melhor quem são e o que fazem os seus representantes, os temas em agenda no Parlamento Europeu e o impacto da sua atividade em Portugal e nas nossas vidas. Pretende-se que as conversas permitam que os cidadãos tenham um papel ativo nos debates.

Calendário de debates “Europa no centro”
  • 17 de março – Lisboa – Amoreiras Shopping Center
  • 28 de abril – Coimbra – Fórum Coimbra
  • 6 de maio – Leiria – LeiriaShopping
  • 26 de maio – Porto – Norte Shopping
  • 30 de junho – Vila Real – Nosso
  • 14 de julho – Viseu – Palácio do Gelo
  • 22 de setembro – Faro – Mar Algarve
  • 27 de outubro – Braga – Braga Parque
  • 10 de novembro – Setúbal – Alegro Setúbal
  • 15 de dezembro – Funchal – La Vie
  • Janeiro 2024 – Guimarães - Espaço Guimarães
  • Fevereiro 2024 – Aveiro - Glicínias Plaza